Blog

Tecnologia Educacional

Pesquisa aponta benefícios do uso de tecnologias nas escolas

Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade reconhecida por toda instituição de ensino.  Seja para auxiliar no processo de aprendizagem, na comunicação ou de ampliar a visão do aluno em relação ao mundo. A tecnologia ganha um espaço cada vez maior no processo educacional, tanto nas escolas, quanto nas universidades esse espaço transformou a forma como aluno e professores trabalham conjuntamente.

  Uma pesquisa chamada "Conselho de Classe", realizada pela Fundação Lemann , organização atuante na área da educação no Brasil, evidenciou que 92% dos professores entrevistados de todo o Brasil acreditam nos efeitos positivos da inserção da tecnologia.

  Segundo levantamento da plataforma educacional PAR,  a tecnologia acaba por nivelar o nível de aprendizado de todos os alunos, tornando possível um acompanhamento aproximado. Confira a seguir materiais usados no mundo todo que englobam a temática apresentada.

Lousa Digital

Substituindo o clássico quadro negro, a lousa interativa multiplica as possibilidades de retenção da atenção dos alunos. Segundo o "Positivo – Tecnologia Educacional", com ela o professor pode fazer anotações escritas, operar softwares, apresentar e exemplificar o conteúdo por meio de imagens ou vídeos, navegar na Internet, dentre outras atividades que facilitem a  aprendizagem colaborativa.

Tablet e notebooks – Aplicativos

A substituição  de cadernos e apostilas por tablets e notebooks já não é tão nova em muitos lugares do país e do mundo. Cada dispositivo tem seus recursos e benefícios, todavia é comum encontrar aplicativos que facilitem os testes e exercícios. Um exemplo é o Kahoot, plataforma em que os professores colocam exercícios para os alunos e criam uma competição na sala de aula, integrando melhor os estudantes.

Jogos e videogames

Diferente do que se imagina, os jogos podem ser grandes aliados no aprendizado. Para os jogadores de Minecraft, por exemplo, biomas e nomes de alguns tipos de rocha são temáticas muito comuns. Outro jogo que pode ser destacado é o Plague Inc, que retrata doenças e a forma como se propagam. Usar esses jogos significa aproveitar um recurso do entretenimento a favor tanto do professor  quanto do aluno.

Google Forms e EAD

Tanto para aulas à distância quanto para as presenciais, o uso do Google Docs é uma boa opção para a realização de atividades em casa com o intuito de ajudar na fixação do conteúdo apresentado. A praticidade de tal plataforma do Google, de acordo com a Nuvem Mestra, consultoria especializada em G Suite para Educação e Projetos Especiais de tecnologia, aproxima e melhora a relação entre o educador e o estudante, uma vez que abre espaço para sugestões diretas e solução de dúvidas.

Kinect como instrumento de Educação Física

Em 2014, uma inovação ocorrida em São Paulo, mais precisamente na cidade de Osasco chamou a atenção de educadores de todo o país. Um colégio decidiu usar o equipamento que capta movimentos com uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interação com jogos eletrônicos, como instrumento para realização da aula de Educação Física. Tal iniciativa amplia as possibilidades da aula em dias em que não podem ser realizadas ao ar livre.

Apesar dos benefícios citadas e muitos outros, é importante ressaltar que a tecnologia por si só não é capaz de transformar a prática de um professor. Porém, se usada de modo contextualizado, ela pode aproximar a rotina em sala de aula àquilo com que os alunos já estão acostumados na vida real. Além de estreitando a relação entre professor e aluno, que passam a compartilhar a mesma realidade.

Fonte: http://tiinside.com.br/tiinside/webinside/06/02/2019/pesquisa-aponta-beneficios-do-uso-de-tecnologias-nas-escolas/

Tais ferramentas tecnológicas podem ser mais aproveitadas quando um sistema acadêmico permite uma melhor  interação. Um exemplo é a disponibilização de aplicativos para consultas e interações com os professores e que podem ser acessados pelos tablets e smartphones.  Sistemas que permitem integrar com a plataforma Google, também facilitam  a sincronização de alunos, professores e turmas. Conheça nosso software de gestão escolar clicando aqui.


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br