Blog

Gestão Educacional

SMS – Como utilizar mensagens SMS na fidelização e retenção dos alunos?

Saiba como outras instituições de ensino conseguem manter uma comunicação efetiva  buscando a fidelização e retenção dos alunos.

Você conquistou um novo aluno, e agora? Bem, é importante que ele saiba que a comunicação eficiente não é encarada apenas como um chamariz em sua instituição, mas sim como um compromisso e um padrão de qualidade. Portanto, o fluxo de informações deve continuar, dessa vez adaptado à condição do estudante matriculado, afim de garantir a fidelização e a retenção dos alunos.

Já vimos nos conteúdos anteriores  porque devemos utilizar mensagens SMS como ferramenta de comunicação, devido à sua taxa de abertura e à facilidade na elaboração do conteúdo e envio.

Algumas ações de comunicação simples fazem toda a diferença no dia-a-dia  para os alunos e seus responsáveis.  Um exemplo é um lembrete através de mensagem SMS para o aluno solicitando algum material específico que será utilizado em determinada aula. O mesmo se aplica para convocações para reuniões, comunicados sobre recessos ou outras datas específicas.

Mesmo quando não depende de retornos, a difusão de certas informações gera confiança, possibilitando que os alunos e seus responsáveis se planejem e acaba criando um clima de comprometimento.

Além dos aspectos práticos, existe uma dimensão afetiva na comunicação, como uma mensagem SMS de felicitações pelo aniversário ou, ainda, um recado avisando se o aluno foi aprovado ou não em uma disciplina.

A ideia é fazer com que a instituição de ensino utilize o conceito de proatividade estreitando o relacionamento com os alunos e seus responsáveis.

Comprometida com a função de “educar para transformar”, a Estácio de Sá desenvolve ações de marketing com alunos e seus pais desde o ensino médio, conforme relata Tatiana Rocha, diretora de comunicação da instituição.

Segundo analistas, as ações na esfera educacional devem priorizar a interatividade, a conectividade e a criatividade. Ou seja, é preciso estar plugado para permitir maior relacionamento e envolvimento com o aluno.


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br