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Gestão Educacional

Como organizar e facilitar a captação de alunos

Nos últimos anos, o mercado da educação mudou bastante no Brasil. Em situação de crise e de instabilidade financeira, o momento exige maior esforço das instituições na captação e retenção de alunos.

Mas mesmo em momento de crise, há um grande mercado em potencial para as instituições de ensino que trabalharem com qualidade a captação e retenção de alunos.

Vamos trazer dicas para que sua instituição se destaque, conquiste e mantenha seus alunos:

1) Diferenciação

Em mercados hipercompetitivos, a estratégia da diferenciação deve ser explorada. Avaliar necessidades específicas da região de olho no mercado de trabalho local e diversificar o portfólio de cursos ou ainda, de atividades extracurriculares, por exemplo, pode ser uma boa saída.

Nesse sentido, avaliar a oferta de horários diferenciados da concorrência também pode ajudar a captar alunos que busquem uma melhor colocação no mercado de trabalho, conquistar um novo emprego ou, ainda, que possuam restrições de horário ou dificuldade de locomoção para estudar.

Outra possibilidade de diferenciação é oferecer convênios de estágio, a fim de garantir a inserção do aluno no mercado de trabalho, uma das principais preocupações do momento.

2) Financiamentos

Em períodos como o que vivemos hoje, os financiamentos são essenciais para garantir a viabilidade do acesso e da manutenção dos alunos nas instituições. Os créditos educativos, como os ofertados pelo FIES, são bastante almejados pelos estudantes. Entretanto, recentemente o FIES passou a contar com regras mais rígidas e com menor número de vagas.

Todo esse cenário tem levado muitas instituições a oferecerem opções alternativas com financiamento próprio, os chamados CREDIES. Essa modalidade de financiamento passa a ser um grande atrativo para os alunos concretizarem seu sonho de ingressar na universidade e de concluírem um curso superior. Entretanto, é importante ressaltar que as instituições precisam ter um planejamento financeiro bastante coeso.

3) Gestão do relacionamento com o aluno

Algumas instituições de ensino acabam preocupando-se apenas com a captação de novos alunos e relegam ao segundo plano as estratégias para manter os atuais.

É muito importante que a instituição tenha estratégias de acompanhamento de faltas, de pedidos de transferência, rematrícula e mecanismos que levem ao entendimento das causas de trancamento ou abandono de curso. Só assim  é possível elaborar táticas para combatê-los.

Para isso, é importante investir em tecnologias que permitam fácil acesso a relatórios sobre os alunos, evolução de matrículas, controle de captação e evasão e que ajudem a realizar, automatizando tarefas, toda a gestão de relacionamento entre instituição e discentes. Dessa forma, é possível antever e prevenir situações de abandono de curso e a elaborar de estratégias assertivas para captação de novos alunos.

Um sistema que gerencie a captação de alunos facilitará esse processo de divulgação da campanha de captação e, também, permitirá registrar e monitorar os contatos feitos com esses interessados:

  • Crie e gerencie campanhas de marketing para captação de alunos.
  • Configure as etapas do funil de captação de acordo com as características da instituição.
  • Vincule ex-alunos, candidatos e demais pessoas já existentes a uma campanha de marketing.
  • Utilize envio de email e SMS em lote para as pessoas vinculadas à campanha.

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